O signo solar é aquela coisa que todo mundo sabe qual é o seu, mesmo quem não tem a menor ideia do que isso signifique. Muito se fala sobre ter tudo ou nada a ver com o seu signo, mas pouco se sabe que na verdade essa é uma partezinha minúscula - apesar de muito importante - do seu mapa natal. Outro erro comum é o de acharmos que o sol é aquilo que somos, quando na verdade ele mostra quem temos o potencial de ser, quem devíamos buscar ser e não quem já nascemos sendo. O sol num mapa vai mostrar as características que vão te fazer brilhar. São aqueles traços que quando são elogiados nos fazem sorrir porque são exemplos de que estamos sendo bons naquilo que queremos ser.
Os signos levam toda a fama, mas são os planetas os astros [insira aqui uma revirada de olhos], e a casa onde eles estão que nos mostram as áreas onde eles nasceram para atuar. Os signos então são os comportamentos que cobrem na vida tudo aquilo que está por baixo. Algumas pessoas tem um sol muito evidente, outras tem outros planetas que se sobrepõem a ele, e se ainda juntarmos isso aos aspectos entre eles é que podemos ver em qual lado da balança se encontram esses comportamentos que o signo nos mostra. Tudo precisa ser analisado em conjunto porque nada funciona sozinho. Então vamos lá… Vou dissecar um pouco do meu próprio mapa para demonstrar o quanto essas conexões interferem em absolutamente tudo.
Sou virginiana, nascida para servir e me aperfeiçoar. Gosto tanto de fazer bem feito que a minha vida inteira deixei de fazer, exigindo nada menos do que a mais inatingível perfeição e, quando ela se mostrava pelo que era - inatingível - eu desistia porque melhor nem tentar do que fracassar. Sou exigente comigo e com as pessoas ao meu redor. Sempre fui a pessoa que corrigia os trabalhos na escola e na faculdade e encontrava todos os errinhos minúsculos que todo mundo deixava passar. Sempre gostei muito disso, mas ai de mim se alguém apontasse algum errinho mesmo que minúsculo que eu mesma deixei escapar. Ó
céus, que dor.
Meu quarto rapidamente vira uma bagunça, mas poucas coisas me dão mais satisfação do que riscar algo da lista. Preciso sempre ter um calendário para atualizar e tudo precisa ser feito à mão. Tenho jeitos específicos de arrumar as minhas coisas e sou excelente em desfazer bolos de nós. Preciso de ordem na minha vida, mesmo que ao meu redor reine o caos.
No meu mapa, o sol está na casa 3 - a casa que fala do conhecimento, da comunicação, das trocas, da escrita, do passear. Pois cá estou, escrevendo. Desde criança gostei de ler e sempre li muito. Eu também escrevia em segredo e tinha ideias muito específicas de livros que quando eu crescesse iria escrever. Por muitos anos deixei de lado essa parte de mim e só recentemente a encontrei meio que por saudade, meio que por acidente, e escrevendo me sinto cada vez mais realizada entendendo que foi isso mesmo que eu nasci para fazer. Também me apaixonei por estudar e busco em tudo o que eu posso um aprendizado novo para acrescentar ao meu mais aleatório portfólio de ideias.
Tenho o sol interceptado ali, ou seja, o signo inteiro de virgem está 'preso' dentro da minha casa 3, que começa em leão e termina em libra. Isso faz com que essas características virginianas venham com mais dificuldade para mim e precisem ser mais trabalhadas, por isso ao invés de me descrever como detalhista e meticulosa o que chega primeiro é a ansiedade. Nem todo mundo que tem o sol em virgem se manifesta assim, e nem quem tem sol na casa 3, mas eu sim. À duras penas aprendi que preciso transformar perfeccionismo em dedicação e buscar ser um pouquinho melhor à cada dia, que às vezes eu vou errar, mas tudo bem porque isso faz parte.
A conjunção que esse sol recebe de vênus faz com que eu precise ter beleza na minha vida. Sempre fui muito ligada à estética, amo a magia que a maquiagem traz, me expresso pelos meus cabelos, me cerco de arte e fui conquistada pela fotografia. Carrego comigo a importância do visual e tenho um jeito especial de conseguir o que eu quero com charminho. Por essa vênus estar em virgem nada disso é gritante, é de um jeito simples que prefere não aparecer, mas que quando precisa se mostrar faz questão de estar impecável. Essa conjunção ali aumenta minha sensibilidade ao tato e me faz amar dar e receber carinho (por ser de virgem é inclusive até melhor dar do que receber), e por estar na casa 3 traz também essa sensibilidade para as minhas palavras.
Qualquer uma dessas características pode se manifestar de inúmeras formas que dependem diretamente do resto do mapa. Para mim, especialmente, a comunicação e os estudos tem uma ênfase muito grande que se repete em vários pontos diferentes, seja pelo fato de o regente da minha casa 3, o sol, estar justamente dentro dela e ser disposto por mercúrio, que também é o regente do meu ascendente e se encontra angular em meu mapa na cúspide da casa 4, fazendo também oposição ao meio do céu e mais um monte de astrologuês que vocês não precisam entender e que não vem ao caso nesse momento.
O meu ponto é que cada pessoa tem ênfases específicas (ou não) em seu mapa que de um jeito ou de outro vão se manifestar em sua vida. No meu caso, a comunicação sempre esteve presente de alguma forma, tanto que foi em Comunicação Social que me formei. Se você prestar atenção vai perceber padrões que se repetem ao longo de sua vida, sejam positivos, negativos ou os dois ao mesmo tempo. Padrões de pessoas, situações, aprendizados e dificuldades que, quando vistos, podem nos ajudar a fazer com que a roda gire com direção ao invés de desgovernada.
Tenho até um pouco de dificuldade de falar sobre meu sol porque no meu mapa ele se esconde. Não gosto de me expor, não gosto de aparecer, não gosto de chamar atenção. Minha lua se sobrepõe e quando eu for escrever sobre ela não vou ter que me esforçar nem um pouco porque ela se faz predominante em minha vida. Sempre me incomodei com pessoas que chamam atenção para si e foi só estudando meu próprio mapa que aprendi ser isso nada mais, nada menos que o mais puro recalque justamente porque é tão difícil para mim me mostrar dessa forma. Ainda preciso desenvolver muito as características solares em mim, confiando na minha vontade e expressando quem eu sou sem medo. Busco em quem tem o que me falta inspiração e construo aos poucos meu próprio jeito de me ser.
Enquanto isso, uso o melhor que virgem tem a me oferecer me dedicando com afinco à tudo aquilo que eu me propuser a fazer. Amo me sentir útil e mais do que amor essa é uma necessidade do meu ser. Preciso que tudo o que eu faça tenha sentido e tenha propósito, e essa é a forma que encontrei de servir ao universo, ajudando quem cruzar o meu caminho a se entender um pouquinho mais. Acredito no grande impacto de pequenas mudanças e que pouco a pouco se faz muito. Gosto de pensar que sou uma ferramenta que serve para botar as pessoas nos seus próprios eixos, ajudando cada um a fazer aquilo que faz de melhor. Dizem que gente feliz não enche o saco. Concordo, mas digo também que gente feliz melhora o mundo.
Por hoje é só,
lembre de beber bastante água e de se olhar no espelho com carinho.
Se você quiser entender mais sobre a sua forma específica de ser, venha fazer uma sessão comigo, lá vamos conectar todas as pecinhas do quebra-cabeça que é o seu mapa e ver como ele funciona em sua vida. Gostou de ler sobre mim e ficou com vontade de ler também sobre você? No Livrito eu escrevo de forma detalhada e aprofundada sobre o seu mapa, explicando da melhor forma que eu conseguir tudo o que vejo, trazendo reflexões e te ajudando a visualizar as várias partes que te compõem.
Commenti